O que é a vantagem competitiva e qual é a sua importância

Porque é que o consumidor escolhe uma marca em detrimento de outra?

O que faz uma empresa ter destaque no mercado?

Ambas as questões são explicadas pela vantagem competitiva.

É através desta que muitas empresas são capazes de sobreviver num mercado extremamente dinâmico e disputado. Mas afinal, como é que é conquistar esta diferenciação? Vou explicar-te ao longo do artigo quais fatores que podem ajudar o teu negócio a destacar-se no teu nicho de atuação.

Vantagem competitiva: A importância da diferenciação para conquistar um espaço no mercado

Podemos definir vantagem competitiva como a capacidade que uma empresa tem de reduzir ou neutralizar a ação da concorrência, no segmento de mercado em que atua.

De forma menos técnica, o teu diferencial vai tornar a tua empresa ou marca a mais escolhida entre os teus consumidores.

Embora muitos acreditem que esta vantagem é sinónimo de eficiência operacional, a verdade é que este é um fator perseguido por todas as empresas mas isto não significa que é possível manter a sustentabilidade de um negócio, baseando-se apenas na eficiência operacional.

Apesar de este ser um fator importante, o que realmente vai destacar uma empresa das outras é a criação de valor. Só assim conquistas uma maior relevância entre as preferências de consumo dos clientes.

Como obter vantagem sobre a concorrência

Sabendo da importância desta para uma empresa, é preciso saber como aplicar o conceito no teu próprio negócio.

Neste sentido, algumas ações são fundamentais:

1. Analisa os teus concorrentes

É preciso saber o que os teus concorrentes estão a fazer para perceber o que vai diferenciar o teu negócio e, assim, proporcionar-te um maior destaque no mercado.

Fica atenta às estratégias das empresas e marcas que competem diretamente contigo, ou seja, que atuam no mesmo segmento.

Avalia os teus pontos fortes e fracos, utilizando estas informações para desenvolver a tua própria estratégia e gerar valor para os clientes.

2. Reduz os custos de produção

Conforme dito, a eficiência operacional, apesar de não ser a única responsável pela obtenção desta vantagem, é ainda um importante fator para tal conquista. Porquê? Porque pode permitir-te ter um resultado superior ou reduzir o teu preço, dependendo da tua estratégia.

Uma das formas de alcançares esta eficiência é através da redução de custos que podem estar a impactar negativamente na precificação do teu produto.

Investir em inovação tecnológica é uma boa alternativa para otimizar a produção e a operação, reduzindo ao mesmo tempo as despesas.

3. Aposta na segmentação

A segmentação e a procura de um público mais qualificado são pontos importantes para conquistar destaque, especialmente quando estás a entrar no mercado.

Isto porque, ganhar vantagem quando se partilha o mercado com marcas já dominantes é um desafio e, dos grandes.

Assim, o ideal é focares a tua estratégia de negócio em soluções personalizadas, facilitando a conquista de clientes mais segmentados.

5. Fica atenta às mudanças

O empreendedor que deseja que o seu negócio chegue ao topo não pode acomodar-se, ou seja, é preciso estar sempre atento às mudanças e adaptar-se constantemente às novas necessidades.

O mercado é bastante dinâmico, nos seus mais variados setores, e as mudanças que ocorrem no campo social também podem afetar um negócio, dependendo do seu posicionamento. Por isso, tem a mente aberta e mantem-te sempre atualizada.

6. Investe em relacionamento com o cliente 

A forma como te direcionas ao teu público é determinante para obteres vantagem competitiva.

Afinal, esta só será conquistada quando os consumidores perceberem porque devem escolher o teu produto, ao invés do oferecido pela concorrência.

Portanto, a personalização e o relacionamento são fatores chave. Estuda a fundo as necessidades do teu potencial cliente e desenvolve uma estratégia diferenciada para conquistar a tua preferência.

Conquistar a vantagem competitiva pode mudar o rumo do teu negócio. Investe na criação de uma estratégia que te vai colocar em posição de destaque no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá, Bem-vinda!

Eu sou a Nádia e estou aqui para apoiar-te na criação e gestão do teu negócio!

Redes Sociais

Categorias