Já ouviste falar em Business Model Canvas? Este é um modelo de negócio que está a revolucionar a forma como os empreendedores constroem os seus novos negócios.
Mas não são apenas os novos empreendedores que podem beneficiar desta ferramenta. Se já tens um negócio a funcionar, este tema também é do teu interesse.
Através deste método, é possível planeares e estruturares o modelo de negócio que te vai acompanhar durante o teu percurso como empreendedor/trabalhador independente.
Queres saber como funciona? Continua a ler!
Business Model Canvas: Tudo o que precisas de saber
O Business Model Canvas, também conhecido por Canvas, é uma solução bastante eficiente e prática para o empreendedor/trabalhador independente, uma vez que o ajuda a visualizar com mais clareza as questões estratégicas do seu negócio.
O modelo de negócio chama-se “Canvas” pois consiste, exatamente, numa estrutura de nove quadros.
Criado por Alexander Osterwalder, o objetivo é elaborar uma espécie de mapa visual, descrevendo alguns dos pontos-chave para o sucesso de um negócio. São eles:
PROPOSTA DE VALOR: O que é que o teu negócio vai inserir no mercado que vai acrescentar valor para os clientes?
SEGMENTO DE CLIENTES: Que segmento de clientes vai ser o foco principal do teu negócio? Com que cliente gostarias de trabalhar?
OS CANAIS: De que forma o teu potencial cliente irá comprar e receber o teu produto ou serviço? Como vais chegar ao teu cliente?
RELACIONAMENTO COM CLIENTES: De que forma o teu negócio vai relacionar-se com cada segmento de cliente?
ATIVIDADE-CHAVE: Quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor ao Cliente?
RECURSOS PRINCIPAIS: Que recursos são imprescindíveis para realizar as atividades-chave do negócio?
PARCERIAS PRINCIPAIS: Quais os parceiros que vão permitir realizar as atividades-chave? Vais recorrer a parceiros principais fora da empresa?
FONTES DE RECEITA: Como vais obter dinheiro? Que formas de obteres rendimentos vais utilizar através da tua proposta de valor?
ESTRUTURA DE CUSTOS: Quais os custos relevantes e necessários para que o teu negócio possa funcionar?
Estes nove blocos representam a conceitualização do negócio, ou seja, a forma como o empreendedor/trabalhador independente vai operar e gerar valor para o mercado.
Através da definição destes fluxos e processos vai ser mais fácil visualizares a forma como o teu negócio se vai comportar no teu nicho de atuação.
Quais as vantagens de implementar o método Canvas no teu negócio?
Ao aplicar o modelo Business Model Canvas, o empreendedor pode inovar na atividade que já desempenha ou encontrar novas frentes de mercado para explorar.
O principal objetivo do Canvas é promover clareza para que o trabalhador independente estabeleça novas estratégias, lançando novos produtos ou atuando em novos mercados.
Entre as principais vantagens deste método, posso destacar:
Melhoria na comunicação
Através da construção deste mapa, torna-se muito mais fácil compreender as necessidades que devem ser atendidas para o desenvolvimento de novas estratégias.
Assim, todos os envolvidos no projeto conseguem dialogar e traçar metas e objetivos com mais assertividade.
Equipa mais alinhada
Outro benefício que é bastante evidente com a adoção do método Canvas é o maior alinhamento entre os membros da equipa.
Isto porque é preciso adotar uma abordagem colaborativa para que a ferramenta seja utilizada com eficiência.
Assim, todos participam na construção do planeamento, interagindo com sugestões e perguntas que contribuem para conceber a nova estratégia.
Implementar inovações
Ao longo do desenvolvimento de uma empresa, muitas coisas podem mudar ou mesmo serem adaptadas.
O mercado é bastante dinâmico e implementar inovações é necessário para te manteres competitivo e sustentares o negócio.
Estruturar novas estratégias através do Business Model Canvas pode ser o primeiro passo para que soluções inovadoras façam parte da tua oferta.
Conforme dito, o método “obriga” o gestor ou a equipa a pensar nos pontos-chave do negócio, de forma prática e descomplicada, facilitando o processo de criação.
Já conhecias este método ou já o implementaste no teu negócio?