Um bom contabilista é fundamental para o correto funcionamento das operações de uma empresa.
Este profissional é tão importante quanto os outros colaboradores que fazem parte da estrutura corporativa pois compete-lhe orientar os gestores, de forma a manter a saúde financeira da entidade e a continuidade do negócio.
A grande questão é que nem sempre os empreendedores sabem como escolher um bom contabilista.
Muitos baseiam-se, unicamente, no preço cobrado pelo serviço e há muito mais a observar antes de escolher o responsável pelas finanças, tributações e outros aspetos fundamentais da sua empresa.
Por isso, no artigo de hoje reunimos as 5 principais perguntas que deve fazer ao seu contabilista, antes de o contratar.
As 5 principais perguntas a fazer ao contabilista antes de o contratar
Contratar um bom contabilista ou um escritório de contabilidade não é uma tarefa fácil.
Porém, este é um dos primeiros passos que qualquer empreendedor deve considerar. Afinal, estes profissionais são fundamentais para qualquer empresa, independentemente da dimensão e do segmento.
Se fizer uma boa escolha, o seu contabilista será como o seu “braço direito”, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do seu negócio.
Mas, se este profissional não for capaz de prestar um bom serviço, pode frustrar as suas expectativas e, até, trazer problemas ainda maiores à empresa.
Uma forma de evitar este problema é iniciar o processo com uma boa entrevista ao contabilista que pretende contratar.
Conheça de seguida o que deve questionar para se certificar da competência deste profissional.
1 – Quão bem o contabilista conhece o meu mercado?
Para que o contabilista esteja alinhado com as expectativas de crescimento de um negócio, deve conhecer minimamente o respetivo nicho de atuação.
Isto porque, conhecer as peculiaridades do mercado será fundamental para a elaboração das melhores estratégias.
Lembre-se que o papel deste profissional vai muito além de simplesmente fazer cálculos e demonstrar a situação financeira do negócio.
O panorama que ele apresenta sobre o negócio terá um impacto direto na tomada de decisões do gestor. Portanto, é preciso ter uma visão de todo o negócio.
2 – Como me poderei comunicar e ser atendido por este profissional?
A disponibilidade do contabilista que irá trabalhar consigo também é outro fator importante, que deve ser questionado.
Sabemos que os imprevistos podem acontecer diariamente e dependendo do impacto no negócio, o contabilista deve apresentar o seu parecer com a maior brevidade possível, evitando danos maiores.
Por isso, conhecer previamente as condições do serviço de suporte prestado pelo escritório ou profissional, é essencial.
Pode questionar se há algum tipo de atendimento automatizado. Afinal, a tecnologia costuma ajudar bastante quando o assunto é prestar um atendimento rápido e de qualidade.
Assegure-se também que existem outros canais de comunicação disponíveis. E, claro, que o profissional está disposto a acompanhar o ritmo de crescimento da sua empresa.
3 – Quais os sistemas de gestão financeira utilizados?
Vivemos em plena era tecnológica. Por isso, o escritório de contabilidade ou o próprio contabilista devem estar atualizados de acordo com esta realidade.
Isto significa que existe a possibilidade destas estruturas adotarem sistemas e softwares de gestão integrada pois estas ferramentas permitem partilhar informações de forma automática entre o contabilista e a sua empresa.
O uso desta tecnologia traz mais funcionalidade e contribui também para a otimização dos processos habituais.
Este é mais um ponto que deve ser considerado antes de contratar definitivamente um profissional de contabilidade.
4 – Certificação
Os Contabilistas Certificados podem ser responsáveis pela contabilidade de uma empresa, ou de outras entidades. Assim, são responsáveis pelo suporte na regularização dos impostos, perante a Autoridade Tributária.
Estes profissionais são representados pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), entidade que licencia o direito ao exercício profissional das atividades contabilísticas.
Para uma maior credibilidade e segurança na contratação destes serviços, assegure-se que o profissional é devidamente certificado.
5 – Há quanto tempo atua?
É claro que o tempo de atuação não é um fator determinante para se ser um bom profissional.
Contudo, um contabilista com vastos anos de atuação na área e um leque de clientes variado, acumula uma experiência diferente.
Se possível, questione a satisfação de outros clientes deste profissional ou procure casos de sucesso.
Um bom contabilista é imprescindível para qualquer empresa. Tenha em atenção estes cinco critérios e acerte na escolha do seu suporte na área da contabilidade.